Results for 'Flávia Santos da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  21
    A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles.Flávia Santos da Silva & Marcio Chaves-Tannús - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):1033-1054.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  32
    Modulation of Serum Brain-Derived Neurotrophic Factor by a Single Dose of Ayahuasca: Observation From a Randomized Controlled Trial.Raíssa Nóbrega de Almeida, Ana Cecília de Menezes Galvão, Flávia Santos da Silva, Erick Allan dos Santos Silva, Fernanda Palhano-Fontes, João Paulo Maia-de-Oliveira, Lobão-Soares Barros de Araújo, Bruno Lobão-Soares & Nicole Leite Galvão-Coelho - 2019 - Frontiers in Psychology 10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  22
    O Leviatã hobbesiano e o medo de poderes invisíveis: reflexões filosóficas durante a Pandemia.Luiz Carlos Santos da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):39.
    O presente ensaio tem por finalidade abordar filosoficamente o cenário de medo e desconfiança instaurado no Brasil e no mundo durante a recente pandemia do COVID-19, a partir de algumas considerações sobre os fundamentos políticos da moderna filosofia de Thomas Hobbes. A questão central tratada pelo trabalho é a influência do medo sobre as ações humanas e políticas dentro de uma situação de desarmonia social avessa aos princípios democráticos. Em primeiro lugar, buscaremos mostrar como o medo é considerado pela filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição escolar é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2012 - Horizonte 10 (25):75-92.
    A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  55
    O êxtase de Teresas: o sacro e o profano na Literatura e nas Artes (The ecstasy of Teresas: the sacred and the profane in the Literature and in the Arts) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p843. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2013 - Horizonte 11 (31):843-866.
    No altar da Igreja de Santa Maria della Vittoria, encontramos a bela escultura de Bernini, denominada “O êxtase de Santa Teresa”. Símbolo da entrega ao gozo espiritual, a escultura do artista italiano representa Santa Teresa de Ávila recebendo do anjo a seta do amor divino, reprodução perfeita do êxtase místico e religioso. Esse trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de Teresas na literatura brasileira, como heroínas divididas entre o sacro e o profano. Propomos o estudo do romance Tereza Batista: (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante da vanguarda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  10
    Algumas Abordagens Sobre Educação Infantil e Bncc (Base Nacional Comum Curricular) Na Educação Remota.Wilma Amâncio da Silva, Giselle dos Santos Ventura, Pedro Paulo Farias de Oliveira & Wellington Amâncio da Silva - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Esta investigação apresenta algumas abordagens acerca da Educação Infantil, acrescentando um debate sobre Educação remota que foi proposta em 2020 até 2021 devido aos problemas sanitários da pandemia global do vírus covid-19. Além disso, trata de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as principais teorias para fundamentar a prática pedagógica na Educação Infantil, que promovam variadas possibilidades de aprendizagem do educando, refletindo sobre a aplicabilidade da BNCC.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    “Um vivo demônio capaz de sugerir as maiores desordens”: mulheres bem e mal procedidas em pecados no sul da capitania da Bahia.Cristiane Batista Da Silva Santos - 2019 - Odeere 4 (7):68.
    Pagando por suas alforrias, batizando seus filhos, enterrando seus mortos. Além do trabalhado pesado ainda havia espaço para afetividade, vida sexual, desejos e vontades das mulheres que viviam no sul da capitania. E não faltavam acusações de sodomias, feitiçarias, seduções, bigamias. Este texto é fruto de um projeto de pesquisa em andamento que perscruta mulheres africanas no sul da Bahia e desdobra-se em duas partes de suas vidas no período colonial e imperial, tomando-as não só como objetos de pesquisa, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  12
    Múltiplas Facetas de Espiritualidade e Religiosidade Na Pandemia da Covid-19 No Brasil.José Aparecido Da Silva, Rosemary Conceição dos Santos, Luis Antonio Monteiro Campos & Raphaela Schiassi Hernandes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:252-266.
    O presente manuscrito apresenta relações de religiosidade e espiritualidade (R∕E) com diferentes indicadores sociais, educacionais e de saúde durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil Particularmente, mostra que R∕E tem efeitos positivos nos indicadores de felicidade, bem-estar subjetivo, percepção de dor e nos diferentes índices de saúde mental. Conclui afirmando que a dimensão religiosidade e espiritualidade tem múltiplas facetas, embora seja ainda negligenciada no ensino e na pesquisa em saúde pública, especialmente em saúde mental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações - Apresentação do Dossiê.Luzia Wilma Santana da Silva, Maria de Fátima Araújo Di Gregório, Ana Angélica Leal Barbosa & Júlio César dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Um Legado Político da Modernidade Científica: Do Animal Racional Aristotélico Ao Homem-Máquina Hobbesiano.Luiz Carlos Santos da Silva - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):98.
    O presente artigo tem por finalidade apresentar como a filosofia natural e política de Thomas Hobbes entende o homem e o cidadão no registro do mecanicismo moderno. Partindo de considerações gerais sobre o pensamento científico na modernidade, o trabalho busca mostrar também como Hobbes criticou a tradição aristotélica da filosofia medieval defendendo um caráter convencional das ciências e da política. No registro de uma modernidade heliocêntrica que racionaliza os mitos e as fábulas da antiguidade clássica para fundamentar o pensamento científico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    A fisiologia como complemento do idealismo kantiano.Katia Cilene da Silva Santos - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  25
    Sodomitas “de cor” e inquisição portuguesa: perseguições aos nefandos no novo mundo durante o século XVII.Cristiane Batista Da Silva Santos & Daniana Oliveira Bispo - 2017 - Odeere 1 (2).
    Com este breve artigo, prendemos fazer um estudo sobre os Sodomitas “de cor” perseguidos pela Inquisição Portuguesa na Bahia do século XVII. Inicialmente, faz-se uma reflexão sobre a Sodomia, delito contra a fé católica, crime que estava sob a alçada do Tribunal do Santo Ofício e que fora praticado pelos negros escravizados e a partir dos documentos inquisitoriais, discorremos sobre a trajetória dos desviantes: o cativo lisboeta Jeronimo Soares, que fora acusado de sodomita e “alcoviteiro” e o mulato ator cômico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Narrativas dos/as jovens do Sertão de Pernambuco sobre preconceito e discriminação racial no contexto escolar.Roseane Amorim Da Silva, Maria Márcia Da Silva, José Willian Da Silva & Elayne Barbosa Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (1):138-162.
    Neste estudo refletimos sobre situações de racismo narradas por jovens moradores/as do Sertão de Pernambuco. O mesmo foi realizado de modo online devido a pandemia da Covid-19. Realizamos duas etapas, na primeira 127 jovens responderam a um formulário sobre a temática em questão; na segunda, realizamos quatro rodas de conversas, em que participaram discentes e docentes de uma escola pública do Pajeú. As informações construídas foram analisadas com base na análise temática. O racismo está presente em todos os ambientes da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  26
    Política, cultura e hegemonia na sociedade civil: uma leitura gramsciana.Wilson da Silva Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 323.
    Este artigo tem o objetivo de analisar a relação entre política, cultura e hegemonia em Gramsci. Para tanto, o presente trabalho parte da ideia gramsciana segundo a qual é na construção da hegemonia que se desenvolve a formação ético-política norteada dentro da coletividade, favorecendo ao sujeito a compreensão crítica de si, dentro de uma luta de hegemonias políticas, de direções contrastantes, a princípio no campo da ética, depois da política, para chegar a uma elaboração superior da concepção do real.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Indivíduo E comunidade em Spinoza.Daniel Santos da Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:301-302.
    Resenha do livro Indivíduo e Comunidade em Spinoza, de Alexandre Matheron.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    A Pesquisa Sobre Formação de Pensamento Teórico.Flávia da Silva Ferreira Asbahr - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):85-102.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  25
    Physiology Responses and Players’ Stay on the Court During a Futsal Match: A Case Study With Professional Players.Julio Wilson Dos-Santos, Henrique Santos da Silva, Osvaldo Tadeu da Silva Junior, Ricardo Augusto Barbieri, Matheus Luiz Penafiel, Roberto Nascimento Braga da Silva, Fábio Milioni, Luiz Henrique Palucci Vieira, Diogo Henrique Constantino Coledam, Paulo Roberto Pereira Santiago & Marcelo Papoti - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Physiological responses in futsal have not been studied together with temporal information about the players’ stay on the court. The aim of this study was to compare heart rate and blood lactate concentration responses between 1-H and 2-H considering the time of permanency of the players on the court at each substitution in a futsal match. HR was recorded during entire match and [La−] was analyzed after each substitution of seven players. %HRmean and [La−] mean did not differ between 1-H (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  22
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Antropofagia Filosófica No Brasil.Luiz Carlos Santos da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O presente artigo procura apresentar o pensamento modernista e antropofágico brasileiro como uma espécie de crítica antiedipiana ao legado trágico e filosófico da modernidade antropocêntrica do século XVII. Com esse intuito, o artigo busca abordar o modo como a modernidade filosófica, científica e política seiscentista poderia ser entendida no registro de uma racionalização dos mitos e dos ídolos ancestrais. Sob o prisma heliocêntrico e antropocêntrico dessa modernidade seiscentista, o artigo busca apresentar como uma racionalização do mito do Édipo e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    "Ana" e "Eliana": relações Interétnicas entre uma cigana do Clã Calon e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba.Silvany Ferreira Da Silva, Washington Santos Nascimento & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):297-326.
    Esta pesquisa tem como temática as relações Interétnicas entre uma cigana Calón e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba. Para a coleta dos dados utilizamos o método etnográfico. Como técnica de investigação utilizamos a observação participante de contato direto da pesquisadora com a pesquisadas e entrevistas semiestruturadas e o apoio do diário de campo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Constituição múltipla E potência na filosofia política de espinosa.Daniel Santos Da Silva - 2013 - Cadernos Espinosanos 29.
    A filosofia política de Espinosa tem uma relação direta de constituição com sua ontologia, terreno no qual o conceito de potência é definido e a partir do qual suas propriedades no campo político podem ser deduzidas em sua pluralidade. Aqui realçamos alguns dos aspectos mais importantes para nossa pesquisa atual, que foca na realidade necessária do conflito na constituição da política e nas formas como a multiplicidade pode ser avaliada teórica e praticamente na constituição e na crítica das formas políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Path of fear: Experiences of health professionals in the fight against COVID‐19.Flávia Regina S. Ramos, Denise Maria Guerreiro V. da Silva, Kássia Janara V. Lima, Wagner Ferreira Monteiro, Jaqueline de A. G. Sachett, Wuelton Monteiro, Darlisom Sousa Ferreira, Lucas Lorran C. de Andrade & Igor Castro Tavares - 2023 - Nursing Inquiry 30 (4):e12578.
    This study aimed to understand the expressions of fear in the journeys of health professionals who worked in the confrontation of coronavirus disease 2019 (COVID‐19), in the city of Manaus, in the Brazilian Western Amazon. This is an exploratory qualitative study that adopts interpretive description as a method to generate informed knowledge responsive to the needs of the practice. We included 56 participants, comprising 23 health managers and 33 health workers (middle and higher level) of different professional categories. The results (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  42
    Complaints filed against nursing professionals.Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva, Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido, Sebastião Junior Henrique Duarte & Regina Maria dos Santos - 2016 - Nursing Ethics 23 (8):889-901.
    Background:In their daily practice, Brazilian nurses have been met with complaints from co-workers and patients, as well as bioethical dilemmas intrinsic to the profession, particularly in the cont...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27.  89
    Not Telling the Truth in the Patient–Physician Relationship.Carlos Henrique Martins Da Silva, Renato Luiz Guerino Cunha, Ronaldo Borges Tonaco, Thúlio Marquez Cunha, Carolina Boaventura Diniz, Gustavo Gontijo Domingos, Juliana Diniz Silva, Marcelo Vitral Vitorino Santos, Melissa Ganam Antoun & Rodrigo Lobato de Paula - 2003 - Bioethics 17 (5‐6):417-424.
    ABSTRACT The presence of truth and honesty is a permanent demand, and becomes vital the more committed and intimate a relationship is. Medical practice is relevant to this discussion when one questions whether or not a physician should always tell their patient the truth in the face of a progressive or potentially fatal disease, regarding the diagnosis, outcome, therapy and evolution of the specific disease. From this discussion we aim, with the present report, to look at the truth applicable to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28. Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840).Luiz Geraldo Santos da Silva & Ariel Feldman - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):143-163.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Sobre a “outra gênese” do campo político na quarta parte da Ética de Espinosa.Daniel Santos da Silva - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:105-123.
    Without aiming to delve into the complex mechanism that marks the genesis of the political philosophy of Spinoza, this paper seeks to establish a dialogue with some interpretations of this theme in Balibar's comments, especially those that refer to a rational genesis of the political field in Espinosa's Ethic.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  51
    José Barbosa de Sá's idea of nature, with special reference to plants.Rafael Dias da Silva Campos & Christian Fausto Moraes Dos Santos - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):519-545.
    RESUMOEste artigo visa discutir elementos filosóficos presentes na obra de José Barbosa de Sá. Buscamos analisar o sistema de classificação botânica do autor, observando a relação com a construção de analogias e similitudes, avaliando em que medida tais ideias se coadunavam com concepções religiosas. Procuramos ainda discutir o conhecido debate sobre a reprodução vegetal no século XVIII, analisando concepções não acadêmicas. ABSTRACTThis article aims to discuss philosophical elements of the work of José Barbosa de Sá. We seek to analyze the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  28
    The effects of instructions on scales for perceived egocentric distance in a large open field.José Aparecido Da Silva & Raquel Alves Dos Santos - 1984 - Bulletin of the Psychonomic Society 22 (3):189-192.
  32.  14
    Fundamentos filosóficos e epistemológicos da educação ambiental: discurso, poder e resistência. [REVIEW]Lorena Santos da Silva & Paula Corrêa Henning - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019029.
    O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetiva-se compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer no interior do Grupo de Trabalho – GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. Analisa-se 13 trabalhos, aprovados pelo Comitê Científico, da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental pautadas nas bases das perspectivas pós-críticas. Para a realização desta pesquisa os (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  31
    An Artifact for Evaluating the Quality of Health Service Providers: Evidence From Brazil.Lúcia Helena da Silva Mendes, Luiz Cláudio Sampaio Mendes, Lilian Lucy dos Santos, Carlos Otávio Senff, Claudimar Pereira da Veiga & Luiz Carlos Duclós - 2018 - Inquiry: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing 55:004695801879016.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    O Legado de Um Pai Para Suas Filhas.Rodrigo Matos da Silva Gonçalves, Mariana Dias Pinheiro Santos & Marcos Balieiro - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco II).Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):307-318.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO IICom: Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    Comunidade Barroso (Camamu - BA) pós 2008: a certificação e a nova configuração de quilombo.Ana Angélica Leal Barbosa, Emily Alves Cruz Moy & Flavia Querino Da Silva - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este trabalho é parte de um estudo etnográfico em andamento no mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, período entre 2015-2017 com crianças da Comunidade Quilombola Barroso, município de Camamu-Bahia. Para construção dos dados foram realizadas pesquisas de campo, análises documentais, leituras de periódicos, livros e pesquisas online. Durante as observações pretendeu-se investigar como se dá o processo de construção identitária das crianças, tendo como objetivos específicos conhecer como os estudantes expressam sua identidade na escola e analisar de que forma as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  36
    Overview of the Brazilian Citriculture Certification.Christian Turra, Carlos Eduardo de Freitas Vian, Flávia Angeli Guisi Nielsen, Priscilla Silva Santos & Luis Fernando de Freitas Penteado - 2014 - Journal of Agricultural and Environmental Ethics 27 (4):663-679.
    This study aims to characterize the different types of certification in the Brazilian citriculture as well as analyze the major changes in the market. The paper also has the objective to discuss how social and environmental factors influence the demand for food certifications and the sustainability and ethics aspects in the field. Therefore, a literature review on the subject was carried out as well as a qualitative research using interviews with certifiers, governmental institutions, farmers, cooperatives and producer associations. The certification (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  40
    O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica/The teaching of argumentative writing in the dialogic perspective.Regina Braz da Silva Santos Rocha - forthcoming - Bakhtiniana.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica.Regina Braz da Silva Santos Rocha - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):199-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  52
    Does Transcranial Direct Current Stimulation Combined with Peripheral Electrical Stimulation Have an Additive Effect in the Control of Hip Joint Osteonecrosis Pain Associated with Sickle Cell Disease? A Protocol for a One-Session Double Blind, Block-Randomized Clinical Trial.Tiago da Silva Lopes, Wellington dos Santos Silva, Sânzia B. Ribeiro, Camila A. Figueiredo, Fernanda Q. Campbell, Gildasio de Cerqueira Daltro, Antônio Valenzuela, Pedro Montoya, Rita de C. S. Lucena & Abrahão F. Baptista - 2017 - Frontiers in Human Neuroscience 11.
  41.  10
    The teaching of argumentative writing in the dialogic perspective.Regina Braz da Silva Santos Rocha - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):199 - 218.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    A Angústia Na Obra Literária de Haruki Murakami a Partir de Uma Leitura Filosófica e Psicanalítica.Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira & Marcos A. Ferreira - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):94-125.
    Essa pesquisa teve como proposta realizar um estudo acerca da angústia na obra do escritor Haruki Murakami (1949-), tendo como ponto de apoio secundário a teoria de Sigmund Freud (1858-1939) da angústia. Visamos, com esse estudo, lançar luz sobre a literatura como modelo de leitura da vida humana, em nosso caso, uma leitura das angústias humanas a partir da literatura. Para isso, iremos abordar o próprio gênero literário em que a obra de Murakami está circunscrita, os principais conceitos que dão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  42
    Towards a core ontology of organisational transformation.Silvia Bogea Gomes, Flavia Maria Santoro, Miguel Mira da Silva, Paulo Pinto & Giancarlo Guizzardi - 2023 - Applied ontology 18 (1):31-70.
    Organisations are increasingly transforming themselves to remain profitable and obtain sustainable competitive advantages. Business processes are as important as technology in promoting organisational transformation. Organisational transformation ultimately entails combining existing business components, whether or not with the same use and design, with new ones to generate novel products and services. For example, one particular type of organisation transformation is digital transformation. This notion, which covers even the subjective aspects of organisational transformation, is currently under intensive discussion and suffers from the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Breves considerações sobre a noção de suicídio como ato de responsabilidade ética em países asiáticos.Marcos A. Ferreira & Marcos Antonio da Silva Santos Ferreira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):36-40.
    Nossa pesquisa tem por intuito lançar considerações acerca da ideia de suicídio como pratica de responsabilidade ética em determinados países asiáticas, nominalmente China e Japão, além disso, tratamos de lançar luz sobre as consequências dessa mentalidade em um mundo que atravessa mudanças de forma constante como nunca vimos antes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    A potência do educar: coisa singular, diferença e democracia em Espinosa.Daniel Santos da Silva - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240077.
    The concept of the singular thing and its ethical-political footprints, in Spinoza’s philosophy, guide the following text, which proposes to think together education and civility. With the Dutch philosopher, we learn that union and conflict are not contradictory terms, neither ethically nor politically; framing, therefore, an educational field of action poses the question of democracy as the foundation of a daily fight against fear and servitude. Thus, dealing with destruction - which is not in singular beings but arises in encounters (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    Esclarecimento e dominação masculina.Patrícia da Silva Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):313-334.
    Resumo O objetivo deste artigo é interpretar o livro Dialética do esclarecimento e seus principais argumentos, considerando a dominação masculina que perpassa a racionalidade moderna. Para isso, sugere-se uma interpretação acerca do entrelaçamento entre mito e esclarecimento, durante o processo de civilização ocidental, indicando que os argumentos de Adorno e Horkheimer tomam a modernidade como um projeto fundamentalmente masculino.This article aims to interpret the book Dialectic of Enlightenment and its main arguments considering the masculine domination which permeates the modern rationality. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  6
    Espinosa: um pensamento da atualidade e da crítica à utopia política.Daniel Santos da Silva - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:159.
    Este artigo tenta localizar alguns pontos nos quais pode se embasar a crítica de Espinosa à filosofia política utópica, esta muitas vezes baseada em uma noção transcendente de poder. Fazemos isso dando relevo a algumas noções, como a de experiência e a de indivíduo, além de focalizarmos a importância da noção de conatus no estabelecimento de uma ontologia da atualidade da natureza humana, na qual, do ponto de vista cognitivo, conhecimento imaginativo e racional afirmam ambos a atualidade dessa natureza humana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    The Logical Alien: apresentação da Edição Especial.Luiz Henrique da Silva Santos & Marcos Silva - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (1):1-3.
    Neste prefácio, os editores convidados apresentam o tema e contexto da edição especial sobre 'The Logical Alien'. Eles também fazer uma breve introdução de cada um dos artigos publicados na edição especial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    Concurso E transferência: Uma crítica espinosana ao contrato social de Hobbes.Daniel Santos da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):23-43.
    RESUMO O texto propõe um retorno a alguns conceitos e filósofos relevantes para o debate sobre o contrato social no século XVII: a partir de certos princípios sobre os quais se assenta o alcance inovador e crítico da teoria hobbesiana, e vendo no contrato social um suporte causal para o entendimento e a intervenção política, procuro compreender em que sentido o conceito de transferência deve convir ao de poder absoluto do soberano e o que isso implica de crítica à ideia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Foucault e a Visibilidade: Do Espetáculo da Soberania À Vigil'ncia Panóptica.George Lucas da Silva dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):267-288.
    O presente artigo pretende analisar os regimes de visibilidade em Michel Foucault, tendo como centro da investigação sua obra Vigiar e Punir: Nascimento da prisão, de 1975. Nesta obra, Foucault se debruça sobre os processos sócio-históricos que levaram a uma mudança no regime punitivo do Ocidente entre o século XVII e início do século XIX, em que um regime de soberania deu lugar a um regime disciplinar. Pretendemos mostrar que, para além de uma mudança no regime punitivo, tal movimento produziu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000